- Como está sua consciência em sala de aula?
O ambiente escolar é de fato um local onde passamos boa parte do nosso tempo estudando, sendo “educados”, aprendendo coisas novas e descobrindo novos horizontes, entre muitas outras coisas.
A sala de aula é um dos, senão o mais importante, ambientes escolares onde se encontram ideias e se integram os alunos, a realidade desse ambiente hoje não é tão agradável, pois estes ambientes não dispõem de certas e possuem excesso em muitas outras.
Um dos problemas mais frequentes vistos nas salas de aula é a poluição, tanto bruta quanto visual, estas salas encontram-se imundas durante o horário de aula (levando em consideração a limpeza após o turno) e tanto as cadeiras quanto as paredes encontram-se rabiscadas e pichadas, algumas quebradas e inadequadas ao uso e também os materiais usados pelos professores que estão danificados e são de fato antiquados; birôs danificados, quadro de giz, os quais soltam poeira tanto para os alunos quanto para os professores.
Sabe-se que o Liceu Paraibano, não pode atender a certas regalias (como ar-condicionado), pois o prédio é patrimônio histórico tombado, mas melhorias sempre são bem vindas. Enfim a questão que surgi quando se fala de sustentabilidade nas salas é: De onde parte essas atitudes? De onde já sabemos, de nós alunos, que não contribuímos com a preservação do nosso meio ambiente escolar.
Um dos locais mais limpos do Liceu paraibano é sem duvidas a sala dos professores e o Nap, que sem mais delongas, usam de boa índole para com a preservação do meio em que convivem .Temos que pensar em atitudes ecologicamente corretas, socialmente justas e culturalmente diversas, se assim conseguimos salvar um “pequeno espaço”, que é a sala de aula, o mundo é um só mais um passo a frente, pois o desenvolvimento nos atende hoje, mas nos aguarda no futuro...
Sustentabilidade não é só conscientização com meio ambiente, mas sim uma “harmonia” entre ideias, alunos, professores, estruturas e educação.
Pois a escola é a nossa segunda casa!